UNIDADE

CAMPO BELO

Este documento resume as principais orientações definidas pelo Magno para o retorno das aulas. Trata-se, portanto, de um protocolo de funcionamento em regime especial, enquanto a Covid-19 for uma ameaça à saúde pública. Para elaborá-lo, o Colégio Magno/Mágico toma como base um alinhamento rigoroso ao protocolo de saúde definido pelas autoridades públicas – e intensifica os cuidados com um conjunto de providências inspiradas nas melhores práticas internacionais e o uso de recursos que as famílias poderão conhecer ao longo desse documento. 

Os protocolos do Colégio Magno serão também eventualmente ajustados pelo Hospital Albert Einstein. Por meio de um convênio firmado com a  Abepar - Associação Brasileira de Escolas Particulares, entidade em que somos associados, esse hospital internacionalmente reconhecido vai apoiar a implantação de padrões sanitários, que preservam a saúde de todos - alunos, famílias e colaboradores - no retorno às atividades presenciais. Também serão realizados webnários com a participação de especialistas do Hospital, que detalharão os documentos e as medidas adotadas pela Escola, para toda a comunidade Magno/Mágico de Oz.
 

Acima de tudo, é importante que todos entendam que nenhum cuidado será suficiente se não for um pacto assumido por toda comunidade, com cuidados que começam no lar – em protocolos profiláticos também já definidos pelos órgãos competentes – e continuam na Escola, em um espírito de empatia, de cuidados e responsabilidades mútuas, de diálogo e compreensão, que demandará muitas vezes o bom-senso e a cooperação de cada um. 

Continuamos em um processo de aprendizado coletivo. Nossas equipes vêm estudando todas as providências necessárias desde que o primeiro país autorizou o retorno às aulas, e tomamos todas as medidas com toda a antecipação possível. 

Isso não impede que novas providências venham a ser tomadas ou que haja alterações pontuais de procedimento, sempre com o objetivo central de garantir a maior segurança possível para nossos alunos e nossos profissionais. Afinal, como preconiza a OMS, durante esta pandemia, alguém só estará seguro quando todos estiverem seguros. Vamos lá! Passaremos todos juntos pela nova etapa desse desafio – e venceremos, como uma comunidade que se fortalece cada vez mais.

ENTRADA NA ESCOLA

Cuidado nunca é demais!

a)     Uso obrigatório de máscaras

O uso de máscara é considerado equipamento obrigatório para adultos e crianças com idade a partir de 3 anos, desde a entrada no portão da Escola. Sem máscaras não será permitida a entrada.

b)    Medição de temperatura

Todos os alunos, funcionários e pais – enfim, todas as pessoas – que entrarem em qualquer das unidades do Magno, a qualquer horário, terão medidas suas temperaturas corporais por termômetros digitais. Aqueles que acusarem temperaturas iguais ou superiores a 37,5º não poderão entrar, sob nenhuma hipótese.

c)     Nebulização por ozônio

Teremos túneis de nebulização por ozônio para garantir a máxima desinfecção de todos os que circulam pelo Magno. Por questão de segurança coletiva,  todos os que estiverem entrando nas dependências da Escola deverão passar pelos túneis.

d)     Tapete químico

Todos terão de passar pelo tapete químico para desinfecção das solas de sapatos.

e)    Dispensers de álcool gel

Os recém-chegados deverão também utilizar os dispensers de álcool gel que serão acionados com os pés, para evitar manuseio e contaminação.

f)      Higienização das mãos

Já dentro da Escola, todos os alunos terão de lavar as mãos obrigatoriamente, assim como em três outras oportunidades regulares definidas.

 

Observação: por se tratar de uma barreira sanitária, os procedimentos serão repetidos a cada vez que uma pessoa entrar na escola, mesmo que tenha passado pela entrada há minutos.

A Escola deverá, necessariamente, criar um controle sanitário para garantir a máxima segurança possível para todos. Assim, o protocolo assumido pelo Magno/Mágico de Oz prevê os seguintes cuidados na entrada dos alunos:

A RECEPÇÃO DOS ALUNOS

Cuidando do bem estar físico, sem esquecer o bem-estar emocional

O objetivo das alterações nos procedimentos de recepção dos alunos é evitar a circulação dos pais nas dependências do Magno/Mágico de Oz.  Nesta nova rotina, as crianças serão necessariamente recebidas nas áreas indicadas por educadores da Escola, como abaixo.

É muito levar em conta que a Escola tomará todos cuidados pedagógicos para garantir segurança emocional às crianças nessa etapa. Isso exigirá, contudo, um período de adaptação até que as crianças se acostumem às novas rotinas. Para isso, também, é fundamental a compreensão das famílias. 

Na Educação Infantil, cada professora encaminhará seus alunos à nova sala, no caso dos alunos menores, e haverá um mapa de distribuição visível nas entradas.

Na Unidade Campo Belo, em virtude as características do espaço, não haverá circulação interna dos pais. Os pais deixarão seus filhos com a equipe do Magno/Mágico de Oz nas entradas da rua João de Souza Dias e pela Rua Edson, em corredores delimitados por cones. Dessa forma, os pais devem enviar todos os avisos por ClassApp ou comunicá-los apenas após a entrada dos alunos, já que isso não será possível no momento da entrada para não prejudicar o fluxo.  

NOVAS ROTINAS!

A organização das atividades pedagógicas do Magno/Mágico de Oz obedece também aos princípios expostos acima. O objetivo é reduzir a circulação das pessoas (alunos, professores e outros colaboradores) pela Escola, e promover o controle sobre todas as situações e ambientes frequentados pelos alunos.

Além de dezenas de procedimentos de segurança interno, também serão necessárias adequações das rotinas dos alunos. As principais providências estão resumidas a seguir:

a) Distanciamento mínimo

Em todas as atividades, será assegurado o distanciamento mínimo de 1,5 metros.

b) Número de alunos por sala

Durante a retomada dos cursos livres, o uso do espaço será muito inferior ao do período regular, e todos os alunos terão todo o distanciamento mínimo necessário. A Escola trabalhará com número reduzido de alunos, o que exigiu nova distribuição das salas. Para garantir que o distanciamento de 1,5 metros seja rigorosamente cumprido, o Magno vai trabalhar com no máximo 50% do número de alunos definidos pelo módulo da série. 

c) Alterações nos horários de entrada, saída e intervalos

Para reduzir aglomerações, foram definidos novos horários de entrada e saída, especificados neste documento. Ao mesmo tempo, os intervalos, que já eram alternados, serão ainda mais espaçados, conforme a logística possível.

d) As aulas de Educação Física e Esportes

As aulas de Educação Física e Esportes acontecerão em sistema de rodízio, com tempo suficiente para desinfecção dos espaços utilizados pelos alunos.

e) Uso de dispositivos eletrônicos pessoais (BYOD)

É sabido de que a Covid-19 consegue sobreviver em diferentes superfícies e por isso será ainda mais importante as políticas de BYOD – ou seja, os alunos deverão trazer de casa seus equipamentos pessoais, devidamente higienizados antes do uso. Para as situações em que for necessário, o Magno/Mágico de Oz oferecerá equipamentos para utilização individual, também, higienizados antes e depois do uso.

 

f) Uso dos parques

Os equipamentos recreativos instalados nos parques serão utilizados pelas crianças, divididas em turmas e respeitando horários definidos. Cada equipamento será devidamente higienizado após o uso e, obrigatoriamente, antes da chegada do grupo de crianças seguinte.

g) Brinquedos e outros objetos trazidos pelas crianças

A Escola recomenda que os alunos não tragam brinquedos, bonecas e outros itens de uso compartilhado como medida profilática.

h) Ventilação das salas

As melhores práticas de prevenção recomendam o uso constante de ventiladores. Por isso, em todas as salas e unidades eles permanecerão todo o tempo ligado, bem como as portas abertas. Assim, para evitar algum desconforto para os que forem mais suscetíveis ao vento, pedimos que os alunos venham adequadamente agasalhados.

i) Bebedouros

Por medida de segurança, os bebedouros estarão desligados. Por isso, é importante que tragam squeezes ou recorram à cantina.

j) Esterilização de ambientes

Todas as salas de aula, banheiros, corrimãos e áreas de uso comum serão esterilizadas constantemente. 

l) Lavatórios e banheiros

Os banheiros serão interditados a cada duas horas para desinfecção com o uso de ultravioleta. Por isso, é importante que os alunos também programem suas idas aos lavatórios e banheiros.

As novas rotinas pedagógicas

 

CUIDADO 

CONSTANTE!

EM CASO DE OCORRÊNCIAS MÉDICAS

Toda calma nessa hora!

ALIMENTAÇÃO

ALMOÇO, CANTINA e ORIENTAÇÃO SOBRE FESTAS

A organização dos momentos de alimentação é uma das que vão exigir maior cuidado da Escola e compreensão de todos. Atendendo às recomendações do protocolo nacional, mas seguindo também procedimentos inspirados em boas práticas internacionais, os serviços de alimentação do Magno serão reorganizados conforme abaixo.

Lembramos que, internamente, todos os procedimentos de produção dos alimentos já foram ajustados, com todos os cuidados necessários de nossas equipes, como equipamentos de segurança (EPIs) e treinamento de boas práticas.

Durante o mês de agosto, apenas as cantinas estarão em funcionamento.

Cantinas

As cantinas de todas as unidades funcionarão apenas em sistema de drive-thru. Isso significa que os lanches serão encomendados pelos pais, via aplicativo BUBBLE, e os alunos apenas irão às cantinas para retirá-los. Todos serão informados, em circular específica, como será o uso desse aplicativo e o funcionamento detalhado do sistema.

No caso da Educação Infantil, o lanche será feito sempre em sala de aula, sob a supervisão e com a ajuda das professoras.

Restaurante

Os restaurantes da escola terão o número de mesa ampliados, para que haja melhor distribuição dos lugares e maior distanciamento.

As refeições serão servidas por nosso pessoal, que estará utilizando EPIs. Da mesma forma, a alimentação estará rigorosamente protegida de contaminação, e será servida nas mesas, nos lugares ocupados pelos alunos, conforme as escolhas pré-definidas de cada um.

Festas de aniversário e outras comemorações

Por razões preventivas, as festas e comemorações individuais com alimentos na escola estão suspensas. Encontraremos, claro, outras formas de celebrar.

Os cuidados necessários durante a pandemia vão requerer também novos protocolos de conduta de atendimento a ocorrências na Escola – inclusive pela grande variedade de sintomas da Covid-19. Como os estudos citados pelo protocolo de saúde do Estado ressaltam, crianças e adolescentes são o menor grupo de risco do novo coronavírus. Nada é motivo para alarme, mas todo cuidado é necessário pelo potencial transmissor da doença.

Assim, mesmo para o caso de alunos apresentarem sintomas que podem se dever a múltiplas razões, como febre, dor de cabeça, cansaço, dores abdominais, a Escola chamará os pais para que possam buscar a criança na Escola.

Enquanto isso, ela aguardará em uma sala reservada exclusivamente para esse fim, sempre com o atendimento de um profissional do Magno/Mágico de Oz.

Nesses casos, a criança ou adolescente imediatamente entrará em quarentena, até que traga um atestado do seu médico confirmando não se tratar de Covid-19.

Todas as demais providências normalmente tomadas pela Escola, como no caso de contusões ou administração de medicamentos já previstos, continuarão a acontecer normalmente, com o apoio da Enfermaria da Escola.

-Todas as mesas e cadeiras deverão ser higienizadas com sanitizante pelo funcionário da limpeza;

 

-O funcionário da limpeza ainda deve higienizar muito bem toda a área de descarte e cestos de lixo com sanitizante.

 

-Todos os balcões, suqueiras, proteção de acrílico e pistas frias e quentes deverão ser higienizadas com sanitizante pelo funcionário da cozinha determinado;

 

-Após abastecer os ítens de tempero para salada, o colaborador deverá higienizá-los com álcool 70;

 

-Todos os refrigeradores e aquecedores externos deverão ser higienizados com sanitizante pelo funcionário da cozinha determinado.

HIGIENIZAÇÃO

PRÉ-SERVIÇO

Os pratos, bandejas, talheres e copos só deverão ser manipulados pelos colaboradores da cozinha e assim ficarão do lado de dentro da proteção de acrílico.

MONTAGEM DO BUFFET

- Antes de entrarem no restaurantes todos deverão lavar as mãos e passar álcool em gel;

 

- Na fila alunos, professores, pais e funcionários devem respeitar a distância entre um e outro e usar máscaras (quando a idade condizer com o procedimento);

- Para alunos menores, as professoras devem acomodá-los nas mesas e buscar os pratos no balcão;

- Os alimentos serão protegidos por uma proteção de acrílico que cobrirá toda a extensão da bancada terminando no final da pista quente;

- Os colaboradores deverão fazer os pratos de cada aluno, de acordo com o que for apontado por eles pelo acrílico ou seguindo as orientações das professoras;

- A bandeja já com os guardanapos e talheres serão entregues ao aluno ou a professora responsável pela abertura do acrílico;

- Caso o aluno opte por suco e/ou sobremesa ambos também serão porcionados pelos colaboradores, este podendo ser auxiliado por um único professor ou funcionário devidamente paramentado e com as mãos higienizadas.

SERVIÇO

DESCARTE

- Ao terminar a refeição as professoras e/ou os alunos deverão levar os pratos às auxiliares para que estas façam o correto descarte dos alimentos e disponibilizar as louças no carrinho para posterior higienização;

 

- Depois da refeição, o aluno deverá higienizar as mãos novamente; 

- O colaborador responsável devidamente paramentado, de tempos em tempos transportará os ítens para a área de lavagem na parte posterior da cozinha; 

- Antes que retorne à sua atividade, higienizar as mãos e trocar as luvas;

- Na área de lavagem, o colaborador deve lavar item a item e mantê-lo em local higienizado para depois secar os itens e borrifar álcool 70 nos mesmos. 

- Em seguida, levar os materiais higienizados novamente para o balcão de serviço.

- Sempre que possível um funcionário da limpeza deverá fazer a higienização das mesas e cadeiras, assim como chão, maçanetas e outros.

- O mesmo deverá ser feito pelos colaboradores da cozinha que sempre que possível deverão limpar bancadas, porta talheres e outros com álcool 70;

HIGIENIZAÇÃO DURANTE O SERVIÇO

- Todas as mesas e cadeiras  deverão ser higienizadas com sanitizante pelo funcionário da limpeza;

- O funcionário da limpeza ainda deve higienizar muito bem toda a área de descarte e cestos de lixo com sanitizante.

- Todos os balcões, suqueiras, proteções de acrílico e pistas frias e quentes deverão ser higienizadas com sanitizante pelo funcionário da cozinha determinado;

- Após abastecer os ítens de tempero para salada, o colaborador deverá higienizá-los com álcool 70;

- Todos os refrigeradores e aquecedores externos deverão esvaziados para então serem higienizados novamente com sanitizante pelo funcionário da cozinha determinado;

HIGIENIZAÇÃO PÓS-SERVIÇO

- Higienizar as mãos ao início de cada recebimento;

- Ao receber os itens, manter um distanciamento seguro dos motoristas;

- Dispor todos os produtos em uma bancada para a higienização de cada item;

- Higienizar as mãos novamente e higienizar e identificar (se necessário) item a item com álcool 70 colocando-os em outro lugar (bancada higienizada, prateleira, geladeira ou outro);

- Preencher qualquer outro documento de controle;

RECEBIMENTO DE PREPARAÇÕES

- Ao organizar todos os itens em suas prateleiras e geladeiras, higienizar a bancada em que estavam no momento do recebimento;

- Higienizar as mãos e objetos de possível contaminação como portas de geladeiras, maçanetas e canetas.

ARMAZENAMENTO DE MERCADORIA

- Higienizar as mãos ao início ou troca de toda atividade;

- Higienizar os itens antes de qualquer preparo;

- Higienizar muito bem todos os equipamentos utilizados antes e após cada manipulação;

- Ao longo das atividades, higienizar sempre que possível maçanetas, torneiras, e outros locais de constante toque.

PRODUÇÃO

- Ao longo das atividades, bancadas e utensílios serão higienizados com produtos adequados e submetidos ao álcool 70 também.

- O piso será higienizado com sabão e sanitizante adequados ao longo das atividades e ao final de cada turno;

- Ao final de cada turno, a cozinha toda será submetida à higienização pesada, com produtos e sanitizantes específicos.

HIGIENIZAÇÃO

CONDUTA NO RESTAURANTE

CONDUTA NA COZINHA

ALTERAÇÃO DE PROCESSOS E CONDUTAS EM GERAL

DOS COLABORADORES:

- Uso de máscaras por todos os funcionários em tempo integral e troca sempre que necessário, sem ultrapassar 4 horas quando em bom estado;

- Uso de viseira de proteção durante todos os processos;

- Uso de luvas descartáveis por todos os funcionários durante todos os processos e troca constante ao final das atividades;

- Higienização de mãos com água e sabão e posteriormente com álcool em gel por todos os colaboradores constantemente durante todos os processos, inclusive entre a troca de luvas descartáveis;

- Troca de todos os itens do uniforme diariamente para a higienização adequada;

- Higienização de itens pessoais indispensáveis como óculos no início e fim de cada turno, além de antes e depois de qualquer intervalo;

- Proibição expressa da entrada de qualquer colaborador ou convidado que não faça parte do corpo de funcionários da cozinha dentro da mesma;

- Proibição expressa de qualquer item não indispensável como celulares e carregadores no interior da cozinha.

NAS COZINHAS:

- Todo e qualquer mercadoria que chegar será submetida a higienização com álcool 70 antes de ser armazenado na cozinha;

- Quando se tratar de um produto de hortifruti, o processo de higienizá-lo com hipoclorito será mantido, porém com atenção redobrada;

- Ao longo das atividades, bancadas e utensílios serão higienizados com produtos adequados e submetidos ao álcool 70 também;

- O piso será higienizado com sabão e sanitizante adequados ao longo das atividades e ao final de cada turno;

- Ao final de cada turno, a cozinha toda será submetida à higienização pesada, com produtos e sanitizantes específicos;

- Todo o material envolvido no transporte de refeições será submetido a higienização extra antes e depois de cada uso com os sanitizantes adequados;

- Antes de cada uso, cubas e outros serão submetidos à higienização com álcool 70;

- Ao longo de todo e qualquer serviço, os colaboradores se manterão com os equipamentos de proteção adequados (máscaras, viseiras e luvas);

- Todo preenchimento de documentos de controle sanitário deverá ser feito fora da cozinha;

- Na higienização de louças e talheres, o procedimento de lavagem será mantido com os materiais adequados (detergentes e outros), seguido a aplicação de álcool 70 nos mesmos;

- O descarte de materiais orgânicos e inorgânicos continuará sendo feito contrário ao fluxo de alimentos.

NOS RESTAURANTES:

- Higienização antes, durante e após cada serviço de mesas, cadeiras cestas de lixo e outros com sanitizantes adequados;

- Todos os utensílios, porta talheres, bancadas, proteções e outros serão higienizados antes, durante e após cada serviço; 

- Todo e qualquer porcionamento (montagem de pratos, serviço de sucos, etc) será feito pelos colaboradores, devidamente paramentados e instruídos para reduzir o risco de contaminação;

- Toda a área que contiver alimentos como as pistas quentes e frias serão protegidas por uma base de acrílico;

- Os guardanapos serão embalados para reduzir o risco de contaminação;

- Na área de pagamento, não será aceito dinheiro com o objetivo de reduzir o risco de contaminação;

- O salão terá ocupação reduzida, com entrada de turmas escalonada, diminuindo assim o número de pessoas no interior do restaurante;

- As mesas também terão ocupação reduzida, aumentando o distanciamento entre um e outro;

- Mais dispositivos de álcool em gel serão disponibilizados pelo salão;

- Pias para higienização de mãos serão instaladas na entrada de cada restaurante quando este não for localizado tão próximo a um banheiro;

- Quando houver fila, a mesma terá um local específico delimitado, na qual os integrantes deverão respeitar o distanciamento entre um e outro obrigatoriamente;

- Alunos, pais, funcionários ou convidado deverá obrigatoriamente higienizar suas mãos antes de entrar no salão;

- Ao longo do serviço, os funcionários se ausentarão para higienizar as mãos novamente e trocar suas luvas descartáveis.

UNIDADE CAMPO BELO

FICAR EM CASA

A EDUCAÇÃO VIRTUAL CONTINUA

Tudo o que aprendemos e continuaremos a fazer bem

Durante todo o período de regime especial, será uma escolha da família enviar ou não seus filhos para a Escola. Essa é a forma que o Magno/Mágico de Oz encontrou para reconhecer a situação excepcional que vivemos e garantir à sua comunidade a tranquilidade na escolha, sem prejuízos pedagógicos.

Cada família pode avaliar, melhor do que ninguém, as condições de retornos. Precisa levar em conta critérios como a existência de pessoas da família que estão no grupo de risco, a dinâmica profissional dos pais, as condições emocionais, as opiniões dos médicos de família, enfim, um conjunto de fatores eminentemente pessoais.

A Escola pode garantir o máximo de segurança dentro dos protocolos conhecidos, e isso será feito nos mínimos detalhes – como é da tradição da Escola.

Para o Magno, a maior preocupação é com o bem-estar integral dos seus alunos, e a partir dessa premissa quer assegurar-se de que todos continuem aprendendo, como de fato vem ocorrendo.

O período da educação virtual pelo qual passamos com tanto sucesso na fase 1 do isolamento social será muito importante agora e continuará sendo uma opção para nossa comunidade, de forma contínua ou alternada.

Contudo, dentro do novo contexto, a estratégia adotada será a transmissão on-line e interativa de todas as atividades pedagógicas presenciais que estiverem acontecendo na Escola, desde a primeira infância até o Ensino Médio, com os professores em sala.

Além da transmissão das aulas, continuaremos com a proposta de atividades a distância, via Google ClassRoom, plataformas digitais, bem como as lives para revisão e dúvidas às quais os alunos já se habituaram. O objetivo é garantir similar qualidade do trabalho pedagógico presencial e a distância, e nossa equipe pedagógica continuará trabalhando para isso. Sempre.

PARA QUEM QUER

COMUNICAÇÃO SEMPRE

Mais do que nunca, comunicar bem é essencial!

O Colégio Magno sempre procurou desenvolver uma boa comunicação com as famílias, tanto pelos canais presenciais como pelos meios virtuais. 

Mais do que nunca, precisamos estar sempre em contato, trocar informações, dialogar, buscando garantir o máximo de bem-estar das crianças e dos adolescentes. Dessa forma, pedimos atenção para os seguintes aspectos:

Meios de comunicação: serão produzidos vídeos, cartazes, hotsites e diversos outros conteúdos, seja para estimular os alunos a se proteger (como no caso do uso das máscaras), como para orientar a comunidade em aspectos práticos.

ClassApp: o ClassApp continua sendo nosso meio oficial de comunicação. Para todas as dúvidas, escreva para a coordenação, que responderá o mais prontamente possível.

Reuniões com coordenadores e professores: o atendimento presencial está suspenso no Magno até o fim da pandemia. Assim, as reuniões individuais continuarão acontecendo via web, inclusive as realizadas entre pais e coordenadores.

Lives: a Direção da Escola realizará lives e produzirá vídeos para responder às principais dúvidas das famílias.

Pedimos um cuidado especial com todos os avisos que costumam ser passados diretamente para coordenadores, professores e assistentes. É muito importante que, a partir de agora, tudo seja feito via ClassApp ou telefone. 

Não será permitida a circulação dos pais pela Escola durante os períodos letivos. Sabemos que foge à nossa cultura, mas é pelo bem de todos!

HIGIENE E LIMPEZA

Os protocolos específicos de higiene e limpeza envolvem a escolha adequada de produtos, a formação de pessoas e as rotinas diárias de higienização. Tudo isso foi levada em conta no protocolo do Magno, realizado pela equipe própria, com o apoio de serviços terceirizados.

Seguindo as orientações das instituições técnicas, no Magno/Mágico de Oz é utilizado um blend de substâncias, como Peróxido de Hidrogênio, Quaternário de Amônio e Tensoativos de Limpeza. Após a diluição do Peróxido de Hidrogênio (H202), quebra-se a molécula, liberando-se oxigênio e água. O oxigênio será responsável por oxidar a camada lipoprotéica das bactérias, assim como o envelope de vírus.

A substância Quaternário de Amônio de quinta geração, por sua vez, potencializará a ação de higienização em um amplo espectro de microrganismos através da desnaturação da camada lipoproteica. Na diluição de 1:100 ele possui alta efetividade em bactérias gram positivas e gram negativas, incluindo as multirresistentes.  Vírus com a estrutura do Sars-CoV-2 pertencem à família que possuem menos resistência a ativos desinfetantes, ou seja, são microrganismos mais fáceis de eliminar. 

Trata-se de um desinfetante para aplicação segura, que elimina um vasto espectro de microrganismos.

Vale a pena ressaltar que a Anvisa disponibilizou uma orientação técnica em relação ao Novo Coronavírus, com indicações sobre Saneantes Regularizados, no qual essas informações estão embasadas (Nota Técnica 22/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA).

 

ROTINAS

Tão importante como a higienização são as rotinas. No Magno, elas serão coordenadas por profissionais com experiência no mercado de limpeza e higienização.

Dentro do protocolo estabelecido pela Escola, é importante as famílias ficarem seguras de que:

  • Haverá desinfecção total diariamente das salas de aula e demais espaços frequentados pelos alunos, professores e demais colaboradores;

  • Os banheiros serão limpos e higienizados a cada duas horas;

  • Todas as dependências da Escola já foram higienizadas durante o período de quarentena, desinfecção reforçada nos dias anteriores ao final das férias.

 

ETAPAS DO PROTOCOLO

  • O primeiro passo para a limpeza e a higienização de superfícies de alto contato é reunir EPI’S/EPC’S, equipamentos e os produtos químicos que serão necessários na higienização da área.

  • A equipe de limpeza deve higienizar as próprias mãos antes de começar a higienização do ambiente. 

  • Depois, deve colocar seus EPI's: luvas, óculos de segurança, cobre-sapato ou botas, avental, touca e máscara.

  • Para utilizar um produto concentrado, será preciso realizar a diluição com auxílio de um diluidor ou seguindo as instruções do rótulo dos produtos.

  • Os funcionários treinados então vão realizar a limpeza de cima para baixo evitando movimentos circulares.

  • Inicialmente, será removido o pó e sujidades não aderidas. A equipe começará do fundo para saída da área menos contaminada para de maior contaminação.

  • Serão utilizados para a limpeza, os limpadores multiuso com ação desinfetante ou em duas etapas, com limpador multiuso e posteriormente desinfetante respeitando seu tempo de ação. Para isso, é muito importante verificar o tempo de ação desinfetante para cada produto.

  • Em seguida, serão limpos e desinfetados painéis, interruptores, portas, maçanetas, corrimãos, poltronas, finalizando com o piso.

  • As superfícies com as quais há maior contato terão maior atenção, pois é onde acontece a maior propagação de microrganismos.

  • Após o uso, os EPI’S/EPC’S deverão ser higienizados e devolvidos.

  • Ao final do todo processo, os colaboradores que atuam na limpeza devem também fazer a melhor higienize de si mesmos, lavando e desinfetando as próprias mãos.

USO DA PISCINA

O trabalho educativo com o uso de piscinas sempre foi um diferencial importante do Colégio Magno/Mágico de Oz, sejam nas práticas de natação, como em outras atividades das mais diversas disciplinas. Por isso, o trabalho no parque esportivo aquático da Escola continuará ativo neste período.

Como asseguram os estudos existentes, não há registro de transmissão do novo coronavírus pela água, o que inclui as piscinas, sempre tratadas com ozônio (como no caso do Magno) e cloro.

Mesmo assim, o uso da piscina requer cuidados porque envolvem o uso de áreas comuns, e por isso foi definido um protocolo específico para as áreas molhadas, descrito neste documento.
 

São válidos os cuidados profiláticos de chegada requeridos em diversas outras situações, no Magno. Ao chegar, (crianças, adolescentes e adultos, sejam alunos, professores, familiares ou colaboradores:

  1. Deverão estar de máscara;

  2. Usar álcool em gel nas mãos;

  3. Estar com o material completo (sunga ou maiô, touca, óculos, chinelo e toalha). A falta de qualquer item impedirá a participação na aula.

 

Higienização da piscina e vestiários

  1. As portas da piscina serão mantidas parcialmente abertas, para garantir boa ventilação.

  2. Os bancos, escadas, piso, borda e pia serão higienizados a cada troca de turma.

  3. Os banheiros serão limpos imediatamente após o uso, pela equipe do Magno.

 

Uso dos vestiários

Os vestiários localizados na piscina serão de uso exclusivo dos praticantes de natação e poderão ser

utilizados por 2 alunos, simultaneamente.

Em cada vestiário, haverá um funcionário do Magno, devidamente protegido com EPIs, para auxiliar

os alunos.

 

No ambiente da piscina

  1. O aluno deverá usar chinelo para se dirigir até a escada que dá acesso à piscina. Ao sair da piscina,
    todos deverão colocar sua máscara, toalha e chinelo pra dirigir-se ao vestiário indicado, seguindo
    o mesmo procedimento anterior. 

  2. Os alunos deverão pendurar suas toalhas e máscaras nos ganchos e deixar os chinelos próximos de onde fará aula; 

  3. A piscina será dividida em três raias. Cada raia terá dois alunos, com um aluno em cada borda oposta;

  4. Não será possível tomar banho nos vestiários da Escola, nesse período.

  5. Os alunos da aula seguinte deverão dirigir-se para a piscina quando todos da aula anterior saírem.

  6. Não será permitida a permanência de adultos ou crianças que não farão parte da aula.
     

Procedimentos nas aulas

  1. A pausa para descanso também deverá ocorrer da mesma maneira, assim os alunos não ficarão próximos, na mesma borda. 

  2. Cada raia comportará 3 alunos;

  3. Durante as aulas não serão utilizados materiais tais como: prancha, espaguete, flutuador, palmar, nadadeira e similares.

  4. A duração da aula para as crianças será de trinta minutos.

  5. Nas aulas para adultos, a piscina será utilizada em todo o seu comprimento, e as aulas terão duração de 1h. 

  6. O aluno deverá usar chinelo para se dirigir até a escada que dá acesso à piscina. Ao sair da piscina, todos deverão colocar sua máscara, toalha e chinelo pra dirigir-se ao vestiário indicado, seguindo o mesmo procedimento anterior. 

SIGA-NOS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram